Projeto

A intenção do conjunto não é somente propor uma investigação apoiada em método científico, mas também compilar e distribuir a produção musical com REPERTÓRIO DE MÚSICA BRASILEIRA PARA CORDAS DEDILHADAS; e destacar o projeto para além de um projeto acadêmico de PESQUISA E DE EXTENSÃO. Para tanto, além dos autores, conta com a participação efetiva do corpo docente da Escola de Música da UFRJ no que se refere à produção, auxílio e análise de repertório.
Conta ainda com a Licenciatura em Música desta Instituição atuando na reflexão e na divulgação das obras entre os alunos da EM-UFRJ; e com a colaboração de diferentes setores culturais, operando a divulgação de forma mais ampla junto ao grande público. Para a concretização deste site, das gravações musicais, da produção de artigos, além de outros entregáveis durante os anos de 2017 e 2018, o conjunto contou com recursos do edital 03/2016 – Programa Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro 2016, da FAPERJ. Créditos do projeto.

Integrantes do Grupo

Henrique Cazes

Henrique Cazes

Cavaquinho
Mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Química pelo Instituto de Química da UFRJ. Desde 1976 exerce atividade de músico como instrumentista de cavaquinho, violão, violão tenor, viola caipira, banjo e guitarra elétrica.

Acesse aqui o perfil completo | Site do artista.

Paulo Sá

Paulo Sá

Bandolim
Doutor em Música (Práticas Interpretativas, Uni-Rio, 2005) e Mestre em Musicologia (Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, 1999). Professor Adjunto da Escola de Música da UFRJ no Curso de Graduação em Música e ministra disciplinas no Mestrado Acadêmico e no Mestrado Profissional.

Acesse aqui o perfil completo.

Marcus Ferrer

Marcus Ferrer

Viola de 10 cordas
Professor (Bacharelado e Mestrado Profissional-PROMUS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutor em Teoria e Prática da Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Mestre em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Compositor, violonista e violeiro.

Acesse aqui o perfil completo.

Celso Ramalho

Celso Ramalho

Violão requinto
Doutor e Mestre em Poética (Ciência da Literatura) pela UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de letras, filosofia e música; trabalhando fundamentalmente os conceitos de Linguagem, Música e Poesia.

Acesse aqui o perfil completo.

Bartolomeu Wiese

Bartolomeu Wiese

Violão de 6 cordas
É Professor Adjunto VI da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/2013) e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1995). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a aplicabilidade das técnicas expandidas do violão nas práticas interpretativas.

Acesse aqui o perfil completo.

Marcello Gonçalves

Marcello Gonçalves

Violão de 7 cordas
Bacharel em violão pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudou com grandes nomes do violão brasileiro, como Nicolas de Souza Barros, Maria Haro, Turíbio Santos, Maurício Carrilho, Marco Pereira e Dino 7 cordas.

Acesse aqui o perfil completo.